5 dicas para manter as unhas saudáveis

13-04-2017

Unha, para estar bonita, não precisa necessariamente de cor, mas sim de saúde. Por mais que muitas mulheres sejam “esmaltemaníacas” assumidas, do tipo que experimenta de tudo, não dá para tapar o sol com a peneira toda a semana. Para provar que as mãos podem ficar lindas sem esmalte, consultamos as especialistas Valquíria Pacheco, manicure do Club Capelli, e Lene Alves, do Fino Capelli, que dão cinco dicas para manter a saúde e a beleza das unhas.

Cutícula: Valéria explica que as cutículas tendem a ficar mais ressecadas nas temporadas mais quentes. Além disso, o cloro da piscina pode deixar as unhas quebradiças e causar desfolhamentos.

– Para evitar esse problema, o ideal é manter todo o corpo hidratado. Beber seis copos d’água por dia é o mínimo. Você ainda pode completar bebendo sucos naturais, fonte de vitaminas e sais minerais que fortalecem as unhas – indica Lene.

Agressões externas: lavagens sucessivas e manuseio de produtos químicos sem proteção também ressecam muito a pele e a unha. O hidratante torna-se, então, indispensável:

– A cada 15 dias é necessário realizar uma esfoliação seguida de uma hidratação mais intensa, de preferência sem esmaltes para diminuir o ressecamento.

Hidratação: Valquíria recomenda também ceras nutritivas para manter a hidratação das cutículas. Segundo ela, as ceras são à base de óleo, mas não deixam as mãos com aspecto oleoso e podem ser usadas por cima do esmalte:

– A cera deve ser aplicada três vezes por dia para evitar o surgimento daqueles cantinhos brancos.

Fortalecimento: Para quem sofre com as unhas fracas, o óleo fortalecedor não pode faltar.

– Passe-o nas unhas antes de pintá-las para que o óleo entre em contato direto com a unha, estimulando a produção de queratina para fortalecê-la – ensina, Valquíria.

Unhas amarelas: para a unha não amarelar, devido à exposição ao sol, sal, cloro, resíduos de protetor solar, óleos e cremes hidratantes, Lene indica a utilização de bases de unha impermeabilizantes, e ressalta que os esmaltes escuros contribuem para o amarelamento.

As manicures aconselham ainda a lixar e fazer as unhas toda semana, com esses cuidados ocasionalmente, para que elas cresçam mais fortes e saudáveis.

Fonte: Extra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *